terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Resenha: A Menina Que Roubava Livros

Olá caros leitores!
Além de vir até a esse blog semi-parado para lhes desejar um feliz ano novo, cheio de realizações e, principalmente, com MUITOS livros novos, vim também postar mais uma resenha. Não sei se ainda tenho o jeito, se minha escrita melhorou ou piorou, mas vou tentar. Com as mais boas intenções. Afinal, não vim falar de qualquer livro.
 Esta resenha é sobre Liesel Meminger, a Menina Que Roubava Livros.
 Talvez já tenha ouvido falar sobre esse livro, afinal, em plena era de facebook é impossível não tomar conhecimento de certas sagas ou histórias que a maioria das pessoas gostam, principalmente para quem participa de grupo de leitores, como o caro blogueiro aqui. Podemos até falar que esse livro virou uma das famosas ''modinhas'', palavra que todo mundo adora usar.
 Modinha ou não, eu adorei. Não tenho nem palavras para descrever o quanto esse livro é perfeito. Eu precisava de uma história assim para terminar o ano, sabe? Fala sobre as amizades mais improváveis, o romance mais puro e até mesmo a nobreza da morte. Grande parte dos livros que eu leio são sobre dragões, magos, mundos paralelos, histórias medievais, mas decidi variar um pouco. E então esse livro chegou em minhas mãos. Fiquei meio triste quando a enchente que teve aqui no Rio há pouco tempo fez com que ele ficasse molhado, mas ok.
 Quem acompanha meus textos sabe que eu não gosto de dar spoilers durante a resenha, ou simplesmente colocar uma sinopse do livro e falar que resenhei. Prefiro falar sobre os pontos negativos e positivos do livro.
 Para começar, eu adorei a estrutura dos personagens. Todos extremamente reais, e cada um me emocionou, tanto pelos seus defeitos, qualidades ou por pequenos gestos que eu me acostumei com o passar da página. A colher de pau de Rosa. Os olhos de prata de Hans. As estrelas de Max. Os biscoitos da mulher do prefeito. O jeito perfeito de narrar da Morte. Não, não é uma expressão, o livro realmente é narrado pela Morte(E só para constar, isso não é um spoiler, está escrito na parte de trás)
 A Menina que Roubava Livros tem uma das melhores narrativas que eu já tive o prazer de encontrar, e dou todo o mérito possível ao autor, Markus Zuzak, e a Morte, é claro haha. Isso faz com que o livro não se torne cansativo em nenhum momento. Foi uma das poucas histórias que me prenderam do início ao fim. A narrativa é envolvente, sabem? MUITO envolvente! Eu não conseguia parar de ler, as páginas iam passando tão rapidamente como se eu estivesse num porão escuro e úmido, com o mundo a minha volta caindo aos pedaços!
 O que torna a história ainda mais atrativa é o cenário. Alemanha Nazista, em plena Segunda Guerra Mundial, perseguição aos judeus. Isso dá tanta adrenalina, me fez torcer por um certo personagem o tempo inteiro, como nunca tinha acontecido!
 Eu torci tanto também para o romance da Liesel com o X(Apesar de ser meio óbvio para quem lê, não quero estragar a leitura de quem ainda não conhece o livro), foi sem dúvida uma das histórias de amor mais reais e mais bonitas que eu já li. E o autor foi bem cruel nessa parte, por isso eu o odeio parcialmente!
 Eu tenho tanta coisa boa pra falar desse livro que nem sei mais o que escrever... Acho que vou parar por aqui. E antes que me perguntem sobre o que não gostei, respondo que não tenho palavras.
 Não tenho nada de ruim para falar de A Menina Que Roubava Livros. Só recomendo muitíssimo, porque sei que todos vocês vão gostar!
Nota 10!
Última leitura do ano de 2013.

4 comentários:

  1. Me interessei ainda mais pelo livro, ótima análise e ótima resenha, parabéns! No aguardo para mais!

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, darei uma olhada.
      No mais, obrigado pela visita!

      Excluir

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!