quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Casol Laura- André Vianco= Resenha

 

O CASO LAURA- Resenha por Leonardo Vieira

 Esse livro foi mesmo escrito por André Vianco? Já disse em alguma de minhas resenhas, com toda a certeza, que meu livro preferido do talentoso autor é o Sétimo, mas que todos dele que já li foram bons o suficiente para me feazer ficar acordado até de madrugada, com O CASO LAURA, não foi muito diferente, por mais que eu o tenha lido pelo período de um pouco mais de um dia, quarenta e oito horas depois do lançamento, pude saborear perfeitamente cada uma das duzentas e setenta páginas, ficando cada vez mais admirado com a nova, porém surpreendente, narrativa de André Vianco, nome de peso que vem conquistando cada vez mais leitores no mundo da literatura.
 Séra que eu li o livro tão rápido porque esteve veio autografado e com dedicatória do próprio, e minha emoção de ter oito livros autografados e de ter conhecido o André acabou contagiando a leitura, ou simplesmente porque foi uma maravilhosa história que mereceu cada centavo gasto?A segunda opção, sem dúvidas, ou melhor, ambas as afirmativas.
 Vou falar primeiro da escrita. Depois de ter lido sete livros fantástiscos dele, acabei acostumando- me com o estilo cinematográfico, misturado com diálogos encaixados com perfeição nos momentos oportunos, a escrita leve que flui sem esforço, que mais uma vez se repetiu, não por coincidência, e esse livro me foi uma revelação, pois nunca tinha visto o Vianco fazer uma história dessas sem envolver seu conhecido mundo fantástico, mas mesmo assim construir algo que me prendeu até o fim. Incrível.
 Não achei que posso chamar O Caso Laura de thriller, pois é o mais parado de todos os livros que já tive o prazer de ler do autor. Fala basicamente de suícidio e solidão humana o livro todo, até porque esse é o assunto central mesmo, sem dar espaço para aquela teia envolventes de lutas e criaturas sobrenaturais(Com algumas exceções) que estamos acostumados.
 Apesar disso, ficou clara  mensagem que o autor queria passar, de que a vida, mesma que recheada de erros e solidão, vale mais a pena, pelo poder da felicidade que ainda há de chegar, do que um caminho escuro de depressão e de morte, que mesmo que ela ainda não tenha chegado fisicamente, te corrói por dentro, até destruir o último pedaço da sua alma.
 Os personagens foram diferentes de qualquer um de seus trabalhos(autor), marcantes, personalidades fortes, descrições(em geral) mais detalhadas, entretanto não monótonas, adorei, me identifiquei com cada um deles um pouquinho, menos a parte do suicídio(risos), pelo amor de Deus, ainda tenho muita resenha pra fazer e muito livro do Vianco pra ler(risos)...
 Mas enfim, como nada nesse mundo é perfeito, fiquei um pouco incomodado com as alternâncias( breves e raras, mas notórias) no tempo da narrativa. Como, por exemplo: "Laura levanta e caminha até a cozinha, agarra o remédio e o leva para Simone." " Laura ainda tinha muito tempo para continuar a vida, por isso, beijou seu namorado." Apenas exemplos, não lembro em que páginas, no plural, houve esses erros, pois não estava preocupado em encontrar defeitos, e que mesmo sob um olhar crítico de resenhista e blogueira, foram bem poucos.  O autor poderia ter colocado uma dose bem maior de adrenalina e de ação nas veias da história, para que o leitor tivesse quase um infarto(brincadeira, risos) como nos outros livros, e ficasse mais motivado a continuar a leitura, porque admito, havia algumas partes realmente chatas. Mas tudo bem. Esse foi o livro que libertou a Revolução. O livro, que ainda não sendo o meu favorito, garantiu que André Vianco conquistasse de vez o pódio de escritor, seja nacional ou internacional, favorito, por minha parte.
 Li O Caso Laura imediatamente depois de O Vampiro Rei-2, então é impossível evitar comparações, certo?Errado! Não há nenhuma semelhança, como se a história de Laura, Marcel e Alan estivesse sido escrita por outra pessoa se não o André Vianco. Impressionante, não é? Todos os elementos são impressionantemente diferentes!
 Enfim, extremamente recomendado para quem gosta de um livro cheio de suspense, um tanto de auto-ajuda, sim, como falei antes, é mais o que parece mesmo, e muitos fatos por demasiado intrigante, e quem avisa amigo é, quem começa a ler não vai mais conseguir parar!
 Observação: Me decepcionei um pouco, ficou abaixo das minhas expectativas em geral, mas mesmo assim minha nota final, de 5, é 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!