segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A Maldição do Cigano- Stephen King( Resenha)

Sinopse -> Billy Halleck, até então, sempre fora um advogado bem-sucedido em sua carreira, e, acima de tudo, feliz ao lado da esposa (Heidi) e da filha adolescente (Linda). Entretanto, sempre teve um grande problema: a obesidade. Apesar de tudo, sua vida sempre fora sem grandes preocupações... Isso até ele atropelar uma velha cigana. Realmente não deu tempo, dizia ele, ela surgiu do meio de dois carros. Porém, quando Halleck atropelou aquela cigana, atropelou também a si mesmo.


Não foi a justiça americana que fez com que Billy Halleck pagasse por seu erro, na verdade, Billy amigo de todo o júri e eles foram bastante compreensivos e deixaram barato. Na verdade, foi a justiça cigana que fez com que ele pagasse... E o preço foi caro. Trata-se de uma maldição imposta pelo cigano Taduz Lemke, o patriarca.
A partir do dia em que foi amaldiçoado, Halleck (antes um obeso com grandes dificuldades em perder peso) começa a emagrecer assustadoramente. Seus 113 quilos simplesmente evaporam.
Então, Billy Halleck (acompanhado de seu amigo gângster Richard Ginnelle) entra em uma viagem em busca do velho Taduz Lemke. Encontrá-lo é questão de vida ou morte, pois apenas ele pode parar a maldição.
Resenha -> É complicado opinar sobre um livro de Stephen King. Ainda mais enquanto estou lendo outra história dele, As Terras Devastadas, da Torre Negra. Não se enganem, são duas narrativas completamente diferentes, e não deixam de ser surpreendentes. Por isso, se está desmotivado depois de começar a conhecer o pistoleiro Roland, em busca da Torre Negra, não gostou nem um pouco do que leu e pretende nunca mais buscar alguma história de Stephen King, tire seu cavalinho da chuva. Vou citar o exemplo do André Vianco, em O Caso Laura, em que sua escrita muda completamente e é quase impossível reconhecer o autor. A mesma coisa para A Maldição do Cigano. Bem, eu não sei se na série da Torre Negra ele muda sua narrativa em comparação com outros livros, ou se A Maldição do Cigano é um caso isolado, mas é claro que uma história contada em um livro só, e de certo modo um pouco mais tensa, reveladora e com menos detalhes, e até agora considero-a um tanto melhor do que sua companheira. A Maldição do Cigano é um livro instigador. Creio que nunca tinha visto algo do tipo. Não é a toa que todos falam tão bem do "Mestre do Terror". Mas como eu estava dizendo, Bill Halleck é um personagem muito bem construído, retrata um problema do mundo atual, que é a obesidade, e essa parada toda de ser amigo do juíz e ser inocentado representa muito bem a justiça que todos nós sofremos, ou que deixamos de sofrer, no caso. Isso ajuda a tornar tudo ainda mais real. Me vi ali, seguindo Bill por todo o canto, como ele fazia com os ciganos. A escrita sofre mudanças no decorrer das páginas, o que dificulta a resenha, mas vamos lá.
 A narrativa é bem detalhista, mas não de um jeito ruim. Vários Flash Backs, que em algumas passagens se tornam meio monótonos, mas que ajudam a entender a história. O livro é sim adulto, ou pelo menos em determinadas cenas. Sem comentários sobre isso. Mas, em geral, considero o livro bom. Não espetacular, que você deseje reler infinitas vezes e nunca mais esquecer, mas bom de passar o tempo. Terminei em dois dias, e como terceiro trabalho de Stephen King, depois dos dois primeiros volumes da Torre Negra, me surpreendi. Comprei só porque estava embalado na Escolha dos Três, e queria ver se realmente ele( King) tinha tanto talento como muitos dizem. E a resposta é sim. São várias reviravoltas, cada capítulo muito mais suspense e ação do que o anterior, e a história vai se elevando até atingir um ponto em que não quis mais parar. O final então... Fiquei de boca aberta. Stephen consegue sim fazer uma baita de uma surpresa quando pensamos que tudo está acabado.
 Creio que tem histórias melhores por ai do mesmo autor. E pretendo confirmar essa teoria em breve. Aguardem. Recomendo A MALDIÇÃO DO CIGANO para quem gosta de uma baita história de suspense. E só.
Nota: 3

Livros lidos e resenhados:

Julho: A Escolha dos Três- Stephen King
A Maldição do CIgano- Stephen King
Revelações- André Vianco

Leitura em andamento: As Terras Devastadas

OBS: Devo comentar que Stephen King acha que é realmente um dos escritores mais famosos e talentosos do mundo, né? Um livro dele custa 90 reais, não é a toa que muitas pessoas preferem baixar pela internet!Um absurdo!

5 comentários:

  1. Oi!
    Apesar de gostar de Stephen King, li poucos livros dele. Mas eu sou fã da série A Torre Negra.
    A Maldição do Cigano só vi a adaptação p/ o cinema.
    Ótima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Podem falar oque quiser de Stephen King, mas tenho os dois pés atrás com ele... Depois de O Apanhador de Sonhos... E de certos contos... sem condições... Agora, Green Mile é fantástico. FANTÁSTICO! Mas tenho medo de SK ashuahsuahs Não tenho coragem de pagar muito caro pelos livros dele, nunca sei se vou gostar e tem uma chance enorme de não gostar. E como vc disse, são carinhos... R$ 90.00 é demais para meu bolso.

    ResponderExcluir
  3. Gosto do Stepehen mais ate agora li apenas um livro dele, e esse parece ser interessante! Com certeza vou ler em breve (ou muito longe ehuehu)

    ResponderExcluir
  4. Otima Resenha. Do Stepehen, li apenas Carrie e até a metade mas ele tem um jeito de escrever maravilhoso. Na minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. "A maldição do cigano" é um livro singular entre as obras de King.Devo confessar que torcia para os ciganos se ferrarem,mas no fim entendi o que Lemke (o velho cigano) sentia,era sede de justiça,no fim percebi que não se tratava de vingança e sim de justiça,mas não a justiça dos brancos,a justiça do ciganos,dos párias,dos excluídos.Esse livro é um soco no estômago,mas também um abraço de conforto aos que anseiam que a justiça de Deus um dia seja feita.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!