terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

As Viagens de Gulliver: livro/filme(Projeto Cinema)

A narrativa inicia-se com o naufrágio do navio onde Gulliver seguia. Após o naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada Lilliput (o nome dos países pode variar conforme a tradução). Os habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, estavam constantemente em guerra por futilidades. Foi através dos lilliputianos que Swift demonstrou a realidade inglesa e francesa da época.
Na segunda parte, Gulliver conheceu Brobdingnag.Em contraposição a Liliput, na terra de Gigantes é que Gulliver percebe a Dimensão da mediocridade da sociedade inglesa diante da "grandeza" dos habitantes.


Já na terceira parte Na ilha Flutuante de Laputa, Swift criticou a Royal Society, a administração inglesa na Irlanda e a imortalidade, através da descrição dos habitantes dos países por onde Gulliver passou, com alienados cientistas, é uma feroz crítica ao pensamento cientifico que não traz benefícios para a humanidade.

Na última viagem Gulliver encontrou os Houyhnhm, uma raça de cavalos que possuía muita inteligência, que representavam os ideais iluministas da verdade e da razão. Os Houyhnhm temiam que alguém dos Yahoo (uma raça imperfeita de um tipo de "humanos") movidas por instintos primitivos, se tornasse culto, satirizando a raça humana. Gulliver vê a humanidade como yahoos e toma nojo do ser humano.
Por fim Gulliver regressou a Inglaterra para ensinar aos outros as virtudes que aprendera com os Houyhnhm.

(Wikipédia)

Filme:


É um filme com muita comédia, em vários momentos dei muitas gargalhadas. Vale a pena ser visto. Apesar de mudar bastante da história original, satirizar várias passagens, como o do incêndio no palácio, se prende no contexto básico, o qual é possível retirar algumas lições da história.

Não tenho muito o que falar do filme, a não ser que só aparece a cidade de Lilliput. Super recomendado. Um clássico que é quase obrigatório ser visto por leitores ávidos e amantes de filmes que apreciam uma boa história.


Projeto cinema são posts em que eu vou escrever resenhas sobre os mais variados filmes que eu vi, para incentivar os leitores a irem mais ao cinema e curtirem mais essa imensidão de filmes que estão disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!