Apesar da história de Schulai ser um tanto quanto boba, beirando ao ridículo por várias vezes, chegou a me impressionar em determinados momentos. É claro que como autor iniciante apresentou sinais claros de sua inexperiência, como erros de concordância que chegaram em algumas passagens.
O livro começa com a trajetória de Dimítris Saloustros, um grego que participa sempre da mesma rotina entediante em sua vida, quando sofre de um acidente fatal e morre de forma precoce. Depois de julgado, vai para o Paraíso onde se revelam as belezas da vida após a morte. Mas Dimítris não está nenhum pouco satisfeito em abandonar sua mulher, fato que o faz participar do maior torneio de todos os tempos: O Torneio do Céu, onde o lutador premiado poderá tornar-se um anjo- semideus e voltar ilegamente a vida.
Nesse caminho, conhecemos Ramirez, seu mestre, anjo-protetor, que o leva a vitória e ensina técnicas únicas que acabam por ajudar Dímitris no torneio. Sua personalidade quase não é destacada, praticamente de nenhum personagem, para ser sincero, mas podemos vir a ter algumas suspeitas sobre sua família e seus motivos misteriosos para o treino de Dimítris.
Em alguns momentos me peguei pensando: "Que coisa chata, não vejo a hora de acabar!" Pela falta de ação e muitas páginas monótonas, mas quando O Vale dos Anjos começou a se mostrar interessante, perto da metade, não consegui mais parar. Creio que para uma história valer a pena o livro tem que se mostrar interessante logo no começo, mas não critico o autor quanto a isso.
Creio que Schulai poderia ter evoluído mais o texto, se pudesse desenvolver mais história, e assim tornar o livro bem melhor com a exclusão de partes desnecessárias que davam a impressão de que o autor só queria encher linguiça. Mas sei que essa não foi a verdadeira intenção. Os dialogos em sua maioria são mau feitos, mas a escrita leve, rapida,direita e divertida ajudou a me proporcionar uma impressão boa do livro, que apesar de previsível, quando sabemos tudo o que irá acontecer no final, é uma boa leitura.
Nos trechos que Dimítris, Anne e Obelisco visitam a Grécia, o Japão e o Brasil, o autor poderia ter descrito mais todo o lugar. Eu sei que não tem como visitar todos esses países, mas ficou tudo muito vago, e ficou extremamente claro que Schulai não fez questão nenhuma de levar a fundo o cenário em que a história se passava.
E fica a dúvida: Porque há asas na capa se na história os anjos não as possuem?
A descrição poderia ser bem melhor, dando mais um ar de realidade ao Vale dos Anjos, e Schulai poderia ter tomado mais cuidado com as palavras repetitivas, como belo, bem arborizada e por aí vai... Perdi a conta de em quantas frases foram usados essas expressões. Umas trinta vezes. Até na cozinha o autor colocou a palavra BELA. Mas vamos lá.
Em geral, O Vale dos Anjos me decepcionou um pouquinho, ficou abaixo de minhas expectativas, mas ainda assim o final valeu a pena e o gostinho de quero mais me deixou curioso para a sequência. A pergunta que não quer calar agora: "Quando sairá a parte 2????" Tenho certeza de que a história será bem mais elaborada e mais descritiva, e conquistará ainda mais estrelinhas do blog Sagas Marcantes.
Parabéns a Leandro, e boa sorte para as continuações!E mais uma vez, obrigado por ceder o livro a resenha!
CAPA: 4 ESTRELAS
ENREDO: 3 ESTRELAS
PERSONAGENS: 2 ESTRELAS
LUTAS: 3 ESTRELAS
NARRATIVA: 3 ESTRELAS
Adorei a resenha Léo! Espero que o segundo melhore mesmo! Eu continuo louca pra ler o Vale dos anjos, já que acho o Schulai super engraçado, só pelos videos entao quero ler o livro dele, mas saber que tem varios pontos fracos assim desanima um pouco :( Mas ainda vou ler, vou sim! KKKK
ResponderExcluirBeeeijos!
Concordo com você. A narrativa deixou a desejar, mas eu gostei do livro, ele é muito criativo e consegue fazer a gente imaginar perfeitamente toda a ideia que ele tem do céu. :)
ResponderExcluirBeijos,
Julie
Adorei a resenha!!
ResponderExcluirEu ainda não li o livro, mas sou looouca pra ler!!
Todos falam bem dele, né?!
Assim que der vou comprar o livro *-*
Beeijo
Rapha - Doce Encanto
http://rapha-doceencanto.blogspot.com/
Oi Léo!
ResponderExcluirTbm tô enroscada com Vale dos Anjos, lutando para não abandonar. Concorda com vc quanto aos diálogos (que me irritaram profundamdente, ninguém fala assim!) e a repetição de palavras. Já eu não senti muita falta das descrições, pois acho que tornariam o livro mais cansativo ainda!
B-jusss!
Parabéns pela resenha Leonardo! Já li O Vale dos Anjos e curti bastante.
ResponderExcluirAbraços!
Ai, o pior é que concordo com você na maioria dos comentários... O livro me decepcionou um pouco também!
ResponderExcluirMas, ainda esperarei o segundo, acredito que o autor vá amadurecer a história, os personagens, cenários, as descrições... (principalmente depois das resenhas e comentários)!