segunda-feira, 21 de junho de 2010

José Saramago

Boa noite leitores!


Sei que provavelmente todos já devem estar sabendo, mas mesmo assim vou comentar sobre:  O fim de José Saramago, que morreu no dia 18 de junho de 2010!

Um grande escritor português que lançara até então dezesseis romances: Entre eles, Caim, Ensaio sobre a Cegueira, O Evangelho Segundo Jesus Cristo...

Foi uma grande perda literária!Sinto muito mesmo,fãs!Só quero que saibam que sei muito bem o que estão sentindo e compreendo!
Apesar de considerá-lo um grande escritor, ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma de suas obras!!!Desculpem-me!
Adeus José Saramago!

http://palavraguda.files.wordpress.com/2008/09/jose-saramago.jpg
Para quem quiser saber mais um pouco sobre sua vida e suas obras, leia o texto abaixo:

Vida:


José Souza Saramago foi um
escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.

José Saramago nasceu na
vila de Azinhaga, no concelho da Golegã, de uma família de pais e avós pobres. A vida simples, passada em grande parte em Lisboa, para onde a família se muda em 1924 – era um menino de apenas dois anos de idade – impede-o de entrar na universidade, apesar do gosto que demonstra desde cedo pelos estudos. Para garantir o seu sustento, formou-se numa escola técnica. O seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico. Entretanto, fascinado pelos livros, à noite visitava com grande frequência a Biblioteca Municipal Central — Palácio Galveias na capital portuguesa.

Autodidacta, aos 25 anos publica o primeiro romance Terra do Pecado (1947), mesmo ano de nascimento da sua filha, Violante, fruto do primeiro casamento com Ilda Reis – com quem se casou em 1944 e permaneceu até 1970 - nessa época, Saramago era funcionário público; em 1988, casar-se-ia com a jornalista e tradutora espanhola María del Pilar del Río Sánchez, que conheceu em 1986, ao lado da qual continuou a viver até à sua morte. Em 1955, começou a fazer traduções para aumentar os rendimentos – Hegel, Tolstói e Baudelaire, entre outros autores aos quais se dedicou

O mesmo faleceu no dia 18 de Junho de 2010, aos 87 anos de idade, na sua casa em Lanzarote onde residia com a mulher Pilar del Rio, vítima de leucemia crónica. O escritor estava doente há algum tempo e o seu estado de saúde agravou-se na sua última semana de vida.

Obras:

Saramago foi conhecido por utilizar frases e períodos compridos, usando a pontuação de uma maneira não convencional. Os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, de forma que não existem travessões nos seus livros: este tipo de marcação das falas propicia uma forte sensação de fluxo de consciência, a ponto do leitor chegar a confundir-se se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento. Muitas das suas frases (i.e. orações) ocupam mais de uma página, usando vírgulas onde a maioria dos escritores usaria pontos finais. Da mesma forma, muitos dos seus parágrafos ocupariam capítulos inteiros de outros autores. Apesar disso o seu estilo não torna a leitura mais difícil, se os seus leitores se habituarem facilmente ao seu ritmo próprio.
Estas características tornam o estilo de Saramago único na literatura contemporânea, sendo considerado por muitos críticos um mestre no tratamento da língua portuguesa. Em 2003, o crítico norte-americano Harold Bloom, no seu livro Genius: A Mosaic of One Hundred Exemplary Creative Minds ("Génio: Um Mosaico de Cem Exemplares Mentes Criativas"), considerou José Saramago "o mais talentoso romancista vivo nos dias de hoje" (tradução livre de the most gifted novelist alive in the world today), referindo-se a ele como "o Mestre". Declarou ainda que Saramago é "um dos últimos titãs de um género literário que se está a desvanecer".

OBS: Declarado luto por dois dias no blog Sagas Marcantes pela morte de Saramago!
Amanhã vem resenha dos Filhos do Sétimo. Terça-feira do Sangue de Tinta, e a próxima será do Bento, livro famoso como melhor livro do André Vianco!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!