segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Resenha: O Rei do Ferro(Julie Kagawa)


 Mais uma vez fui atraído pela bela capa e não propriamente pela história, que inicialmente não me interessou. E antes que me perguntem, conheço sim o famoso ditado " Não julgue um livro pela capa'', mas não consegui resistir quando o encarei no stand da editora Underworld na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Fadas... É realmente raro achar um livro com tais criaturas( Pelo menos para mim) pois atualmente o que domina a literatura são os anjos, vampiros e lobisomens- quase absolutos nas histórias de amor e ação, e outros estilos que citei na primeira linha-, portanto a primeira impressão é que O Rei do Ferro é uma história no mínimo original.

Um conto de fadas moderno. Uma mistura de romance, drama, ação, aventura e suspense. Apesar de conter alguns clichês, como namoro proibido e aquele inimigo mortal que aparentemente é indestrutível e apenas uma única arma é capaz de detê-lo- Felizmente ou não, tais elementos são praticamente obrigatórios em todo livro- tenho que admitir, mais uma vez, que o livro é bom e a sinopse me enganou.
 Posso dizer que de certa forma as expectativas medianas se justificaram durante todas as páginas. Não é aquele enredo que te prende o tempo inteiro, mas mesmo assim a história, a narrativa em si, é confortadora e apesar de não ser muito atraente quanto outros livros, não senti vontade de parar em nenhum instante, pelo contrário, sempre fiquei curioso para saber o que viria em seguida. Estou me contradizendo, tenho noção disso, mas... É exatamente o que vocês leram. Vou deixar a tarefa de entender para os leitores mais ardúos, que possivelmente venham a compreender o que passei durante esta agradável leitura.
 Os personagens são bem interessantes, até mesmo pelo fato de envolver alguns do livro Sonhos de uma Noite de Verão, de William Shakespeare. Não sei dizer o motivo, mas ultimamente não tenho mergulhado no livro, se  me entendem, não me identifico com nenhum personagem ou mesmo me envolvo na história junto com eles... Talvez seja porque tenho dado mais atenção a outras coisas e a leitura tenha ficado para segundo plano. Estou tentando concertar isso, como podem ver.
 Mas de longe o que mais me atraiu foi o gato Grimelken por sua sagacidade, senso de humor e tamanha quantidade de dívidas com criaturas do mundo das fadas. Mas todos os personagens são bem construídos e muito interessantes para todos os pontos de vista.
 Resumindo(Se é que isso é possível), recomendado. Nota 8

Sinopse:

Alguma coisa sempre pareceu meio fora do lugar na vida de Meghan, desde que o pai desapareceu diante de seus olhos quando ela tinha apenas seis anos. Meghan nunca se adaptou na escola... nem em casa. Quando um desconhecido sombrio começa a observá-la de longe, e o amigo brincalhão se torna estranhamente superprotetor, Meghan sente que tudo que ela conhece está para mudar. Mas ela nunca poderia ter imaginado a verdade - que ela é filha de um mítico rei das fadas e peça importante numa guerra mortal. Agora Meghan vai aprender até onde é capaz de ir para salvar alguém que ama, deter um mal misterioso que nenhuma criatura encantada ousa enfrentar... e encontrar o amor com um jovem príncipe que talvez prefira vê-la morta a deixá-la tocar seu coração de gelo.

Resenha por Leonardo Vieira.

2 comentários:

  1. Eu também já fiz a burrada de comprar o livro pela capa, acredita? Mas ainda bem que esse não te decepcionou, né? ;D Eu não tenho muita vontade de ler esse livro não, mas acho interessante essa parada de fadas, coisa e tal, haha. O único livro que li até agora que tem fadas envolvidas foi Morto Até o Anoitecer, mas nem cheguei a conhecer as histórias a fundo. Enfim, posso dar uma chance a esse :)

    Beeeijo
    Kaká

    ResponderExcluir
  2. Então, Léo, no mercado editorial brasileiro atual as fadas estão começando a ganhar espaço agora, mas nos Estados Unidos já existem VÁAAARIAS sagas sobre o tema.

    No Brasil já foram lançadas as sagas Wings da Aprilynne Pike, Wicked Lovely da Melissa Marr (comprei o primeiro em HardCover americano mês passado, estou esperando chegar ainda =O), essa saga da Julie Kagawa, dentre outras que não me recordo no momento, mas dá uma pesquisada que você encontra.

    E o único livro especificamente sobre fadas que li foi Wings da Aprilynne Pike, do qual eu sinceramente não gostei nem um pouco.
    A única coisa legal no livro foi o romance entre a Laurel e o David, mas nem isso conseguiu salva o livro e eu tenho raiva compulsiva do Tamani e pelo jeito ele e os outros dois vão fazer uma espécie de 'triângulo amaoroso' e, pelo amor de Deus, a autora definitivamente não sabe fazer isso (isso ficou claro pra mim logo no primeiro livro, quando ela TENTOU fazer isso, sem sucesso).

    Mas, a capa é linda de morrer e eu tenho vontade de comprar a edição HardCover só pra ter na estante. =P
    Sério, sem brincadeiras.
    E eu to falando dela que tem a planta em forma de asas na água e não aquela rosa cheguei que HORRÍVEL que tem aquela planta (mal)feita por computador! hasuhaushas

    E eu adorei a resenha, já li várias sobre o livro e ainda pretendo ler a saga, mas o preço do livro brasileiro me dói no coração e eu tenho medo do inglês da autora ser mais elaborada (como o de WIcked Lovely, que é MUITO difícil e comprei puramente por conta de ser HardCover e a edição é linda demais), mas ne... um dia leio!

    Abraços, Leo!

    Felipe Saraiva,
    http://bibliotecafelipes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!