domingo, 30 de janeiro de 2011

A Pirâmide Vermelha- Resenha

Cheguei hoje de viagem ao RS, e como terminei o livro ontem, aproveitei para postar logo a resenha que acaba de sair do forno. Vamos lá. Terminei-o em cerca de três dias.


A Pirâmide Vermelha começa como qualquer outro livro de Riordan, aquele aviso de perigo, para procurar alguma coisa e etc. Já virou um clichê. Tenho que admitir que comecei o livro esperando muito dele, mas não atendeu todas as minhas expectativas, e fiquei meio decepcionado. Que mania que titio Riordan tem de achar que só quem lê seus livros são criancinhas de oito anos!



A narrativa poderia ser melhor elaborada( Tudo bem que é destinado ao público infantil, mas não o tem como perdoar), mas a idéia de revezar cada capítulo para um personagem foi inovador,admito. Se não fosse por isso, duvido que a história chegaria a me interessar.


No primeiro livro das Crônicas dos Kane, Rick consegue explodir ainda mais sua criatividade e mostrar que seu talento, mais uma vez, pode ser usado para mitologia egpícia. É claro que o preço é absurdo, mas como recebi de presente, nem reclamo...haha

 Outro ponto positivo foi a capa. É fantástica, super bem desenhada, o design não tinha como ser melhor!Ela por si só deu duas estrelinhas para o livro!



O começo foi realmente bom, devo dizer, mas tudo foi piorando com o passar da história. O que eram aqueles vilões?Achei que estivesse num teatro de fantoches... Deuses com cabeça de animais?Sei que isso não foi a idéia do autor, mas bem que poderia tornar os personagens maus da história um pouco mais, hum... vamos ver... vilões. Eu simplesmente não acreditei em nada que eu li, nada é tão real quanto a série Percy Jackson. Tudo foge tanto da realidade e da fantasia natural que ele colocou no começo e no fim: " O autor não assegura a autenticidade do registro. Parece impossível que seja verdade o que dizem os dois jovens narradores, mas você, leitor, deverá decidir por si." Isso só é mais uma prova que ele não possui talento suficiente para tentar tornar toda a história real e nos convencer que tudo aquilo realmente aconteceu. Pelo menos deve ser assim quando tudo se passa em nosso cotidiano. Eu não sou fã de descrições exageradas, mas bem que ele poderia descrever mais um pouquinho os cenários, não é?Sem falar que é tudo superficial, como se o autor estivesse escrito só para lucrar mais em cima de seu sucesso repentino com O LADRÃO DE RAIOS. Eu não disse que ele não tem talento, só disse que não o tem suficientemente para manter uma história como essa.

É inevitável comparar A Pirâmide Vermelha com O Ladrão de Raios, mas quem tem um bom olhar crítico vai perceber a diferença. Não sei qual história eu prefiro, por mais que essa narrativa seja bem mais simples. Todos os momentos de ação foram deploráveis, situações ridículas!Prefiro nem falar sobre o que aconteceu no meio do livro, que quase me fez abandoná-lo.


Mas tem muitas qualidades também, como o fato de vermos como Riordan evoluiu como escritor, adicionando o máximo de sensibilidade em seus personagens possíveis(Já que na série Percy Jackson, Percy nem chorou quando sua mãe supostamente morreu, e em outra ocasiões realmente tristes que ele nem se importou) e também é claro que estes foram bem mais elaborados, explicados e introduzidos perfeitamente na história. Um dos únicos pontos bons na história são os personagens. Sadie, Carter e Zia foram os melhores, e praticamente salvaram A Pirâmide Vermelha(Livro) de ruir mundo literário abaixo.


Outro fator importante para nota 3 foi o final surpreendente, que rendeu alguns aplausos mentais pelos momentos de lutas, como Carter contra Set, e o segredo de Zia finalmente revelado. Tenho que admitir, foi espetacular. O autor poderia ter explorado melhor a luta entre demônios e magos, mas ficou bom do jeito que está. Quem sabe no próximo ele vê que pode desenvolver melhor a história, não é?


OBS: Comparar Riordan com J.K.Rowling é um grande absurdo. Harry Potter é um mundo fantástico, profundo, mágico. Ao meu ver, não surgiu nenhuma série que chegue em seu patamar tanto no sucesso tanto na qualidade. Mas já li livros que chegam muito perto, devo dizer!Já na PV, em várias partes do livro, imaginei uma criança deitada na cama, seu pai lendo o livro, como se este fosse histórias para criancinhas dormirem. Mas apesar da deficiência na escrita( O que acho que é referente a idade dos personagens que narram a história), eu gostei. Mas não sei se vou ler o próximo, fiquei realmente decepcionado com Riordan, e acho que ele perdeu o jeito.


Aqui fica minha deixa para os fãs do livro me crucificarem.

Nota 3.



Bem, terminei o mês de Janeiro com um resultado bom para o desafio 52 LIVROS EM 52 SEMANAS, com quatro livros lidos: Centúrias, Fallen, De Corpo e Alma e A Pirâmide Vermelha.

Voltei a ler Brisingr e pretendo terminá-lo até o final da semana, se tudo correr como planejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!