sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A Torre Negra- Fenômeno de terror


O Pistoleiro (no original The Gunslinger) é uma das obras de maior importância do cultuado escritor norte-americano Stephen King, primeiro da série A Torre Negra. Considerada pelo próprio King como sua obra mais ambiciosa, este livro e seus subseqüentes foram inspirados no poema “Childe Roland to the Dark Tower Came”, do escritor Robert Browning, além de conterem inúmeras referências, como por exemplo, às lendas arthunianas e diversos elementos da cultura pop.

Em março de 1970, Stephen King começou a escrever quando tinha apenas 19 anos, tendo como inspiração os livros de J. R. R. Tolkien e filmes de caubóis do Velho Oeste. Os cinco capítulos do livro foram primeiramente publicados na revista The Magazine of Fantasy & Science Fiction:

"The Gunslinger" (Outubro de 1978)
"The Way Station" (Abril de 1980)
"The Oracle and the Mountains" (Fevereiro de 1981)
"The Slow Mutants" (Julho de 1981)
"The Gunslinger and the Dark Man" (Novembro de 1981)
A primeira publicação do texto integral ocorreu em 1982, como uma edição limitada, tendo sua publicação em massa ocorrido apenas em 1988. Desde então o livro foi lançado em vários formatos diferentes, incluindo caixas contendo os demais volumes da série. Em 2003, King revisou a versão original de O Pistoleiro, acrescentando ou retirando algumas passagens, com o objetivo de manter o primeiro volume coerente com o restante da série.

História
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
O livro é iniciado com a fuga do homem de preto pelo deserto, com um pistoleiro em seu encalço. Roland Deschain é o ultimo dos pistoleiros de seu mundo, relativamente diferentes dos do nosso graças as práticas e costumes inspiradas em ordens cavaleiriças do mundo medieval com seus rígidos códigos de conduta e honra. Como seu objetivo temos a busca obstinada pela Torre Negra, dita como o eixo de todo o tempo e espaço. Acreditando que o mesmo possui indicações para seu destino, o pistoleiro persegue um mago chamado apenas de Homem de Preto, que atravesa o deserto na sua frente.

Pelo caminho Roland se vê obrigado a cruzar a cidade desolada de Tull, onde é vítima de uma armadilha deixada pelo Homem de Preto que resulta em uma grande tragédia, mas não se deixa deter e segue no rastro do mago. Em seguida encontra John Chambers (apelidado de Jake), um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977, vindo parar em um celeiro no meio do deserto. Jake faz o papel de filho simbólico de Roland, mas que acaba sendo sacrificado pelo mesmo quando surge a necessidade da escolha entre sua vida e a pegar o Homem de Preto. Suas últimas palavras são "Vá, então. Existem outros mundos além deste." A importância dessas palavras é revelada ao longo da saga central conforme seu progresso.

O livro conclui com o Homem de Preto sendo alcançado e revelando fatos importantes sobre o destino de Roland e sua busca, tirando a sorte do pistoleiro através de cartas de tarô. São revelados: O Enforcado,("Você, pistoleiro, é o Enforcado impelido sempre para um objetivo sobre os abismos de Na'ar."), O Marinheiro("Ele se afoga, pistoleiro, e ninguém entra na água para salvá-lo, o garoto Jake."), O Prisioneiro("A fogueira atirava incômodas sombras oscilantes sobre o rosto do homem subjugado, dando a ilusão de que se mexia, se contorcia numa dor inexprimível."), a Dama das Sombras("Ela não parece ter duas caras, pistoleiro? Pois tem. Pelo menos duas caras.")e A Morte ("Mas não pra você, pistoleiro."), A Torre("Eis a Torre", coloca a carta sobre o Enforcado, cobrindo-o completamente), e a sétima carta, A Vida("Mas não para você"). É sobre a profecia dessas cartas que o próximo volume da saga se baseia, enquanto Roland progride em sua jornada.

Personagens
Roland Deschain — o último pistoleiro vivo no mundo, que tem como o grande objetivo de sua vida chegar à Torre Negra;
Walter — também conhecido como homem de preto, é um feiticeiro que Roland persegue durante o livro;
Jake Chambers — garoto que morreu em 1977 na cidade de Nova Iorque, e misteriosamente foi transportado para o mundo de Roland e encontrado por ele num posto de parada no Deserto de Mohaine;
Eddie Dean - viciado em heroina que entra na história resgatado por Roland no livro A escolha dos três onde ele atravessa uma porta mágica e entra na mente de Eddie;
Susannah Holmes Dean - aparece no mesmo livro que Eddie, ela tem duas personalidades Detta Walker e Odetta Holmes, ela não tem as pernas por acontecimentos que se explicam no livro. Suas personalidades controla suas ações no inicio da aventura;
Oi - Trapalhão de Jake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!