sexta-feira, 5 de março de 2010

Coração de Tinta- O Livro Mágico

Tenho certeza deste tratar-se de uma ótima opção para a leitura. Apesar de ser estrangeiro,acho que é bem bacana(Ainda não li.)
Existem duas capas para o livro,uma do cartaz do filme a outra original mesmo. É claro que como adptação não foi muito fiel ao livro.
Coração de Tinta!Cliquem no(Continue Lendo) para ler mais,ok?



Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.


É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.



A fantasia infanto-juvenil Coração de Tinta, escrita pela alemã Cornelia Funke, se encaixa naquela categoria de livros cujo objetivo é incentivar a prática da leitura. Não daria pra ser mais metalinguístico: o protagonista da história tem o poder de dar vida aos objetos e seres da ficção, quando os lê em voz alta. Esse didatismo é o atrativo principal do livro e não seria diferente com o filme, Coração de Tinta - O Livro Mágico (Inkheart, 2008).



Brendan Fraser vive Mo Folchart, pai de família que descobre ser um Língua Encantada tarde demais: quando ele lia um trecho de Coração de Tinta para sua filha, os vilões do livro ganharam vida e, em troca, a esposa de Mo foi parar dentro da ficção. Desde então ele jamais voltou a ler em voz alta, e passa anos a fio, de sebo em sebo, atrás de uma nova edição de Coração de Tinta para tentar recuperar sua mulher.

O filme dirigido pelo inglês Iain Softley (A Chave Mestra) começa, sem explicar muito, investindo no suspense, no ponto em que Mo encontra uma edição rara do livro-dentro-do-livro. Não demora até que ele encontre também Capricorn (Andy "Gollum" Serkis), o vilão de Coração de Tinta que quer os poderes de Mo para consolidar seu reinado do mal no mundo real.
A partir daí, Softley apanha um pouco para seguir o vaivém do roteiro de David Lindsay-Abaire. Fica evidente que o trabalho de adaptação do texto privilegiou a compressão da ação, ao invés de eliminar trechos do livro e estender os pedaços fortes. É uma narrativa corrida, enfim, com Brendan Fraser e aliados vagando de um lado para outro meio à deriva. A cara de perdido, que o ator genericamente replica em todos os seus filmes de fantasia, não ajuda.
No meio disso tudo resta ao espectador aproveitar, justamente, a metalinguagem. Surgem em cena referências a O Mágico de Oz, do Totó aos macacos voadores, a Ali Babá e os 40 Ladrões, Rapunzel... Os diálogos de Jim Broadbent (no papel do escritor de Coração de Tinta) com os personagens que ele criou são divertidos. E tem a piada interna de Jennifer Connelly viver brevemente a esposa de Paul Bettany - como é na vida real.
Ao final, fica a impressão - não rara, aliás - de que o livro não teve uma adaptação à altura. O texto preserva sua graça, mas a ação filmada ficou aquém.



Ficou um pouquinho grande,mas o suficiente para divertir vocês,leitores!Amanhã volto com mais postagens!
Quem já viu o filme,ou leu o livro,deixe um comentário,Ok?

Fonte: Omelete

2 comentários:

  1. Oi Léo !
    Já li o livro e vi o filme.
    O livro como sempre é beeem melhor ! Mais detalhado, mais emocionante, mais tudo !
    O livro ainda resgata o amor e o cuidado com os livros. Ao terminar de ler, fui correndo admirar meus livros e suspirar por eles.
    Tudo de bom.
    Beijos
    Luka.

    ResponderExcluir
  2. O filme é perfeito, um dos melhores filme de fantasia dos últimos tempos, é uma bela recomendação para quem gosta do género.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!