sábado, 20 de março de 2010

O livro de Tunes

O Livro de Tunes apresenta ao leitor o interessante personagem de Tunes Arboror, um garoto de doze anos que possui um dos Três Dons preditos e é aprisionado no gigantesco castelo Galboriä das Mil Torres. Para safar-se da sorte que lhe foi imposta, Tunes não só terá de entender os segredos de seu caminho, como também alterar o destino no qual se enredou, que se estende para muito além das muralhas agudas do Galboriä. O menino não fará tais coisas sozinho, pois pelo caminho encontra pessoas ímpares como Beceus, um imponente ser mítico, e Lalín Feä, a Mantenedora, ambos cativos da hedionda bruxa Patelle Arondarôn, senhora do castelo.


É assim que Tunes vê-se metido numa incrível aventura que avança por todo mundo fantástico de Mürios e que traz consigo lugares e criaturas que ele jamais imaginara existir.

Existe um mundo criado em outro nível de nosso pensamento, aperfeiçoado em outras épocas de nossa memória e manuseado em outras formas de nosso querer, que fundamenta a existência primordial da Fantasia.

Neste mundo, onde planta-se dragões e colhe-se brasas; neste mundo onde as histórias ferem como fogo e as espadas acalentam como lágrimas; os olhos cintilam e as estrelas enegrecem com a tristeza, existem lugares que pode-se tudo, pois a Fantasia consome a existência comum dos seres, deixando-os entorpecidos com seu brilho e beleza. Lá, onde o céu se une com os pilares cinzentos das montanhas altas e o Vento fala nas Canções Eternas; onde os elfos entrelaçam-se em sua rimas de cristal; onde os anões cavam suas minas e os homens erguem-se em sua glória; lá, onde a escuridão se esgueira entre os riachos da imaginação, existe um lugar que perdura para sempre nos confins obscuros da nossa mente.

Uma resenha do Skoob(Feita por Luiz Ehlers):


Um livro contemporâneo aos moldes clássicos...
Elegância clássica, ação, lirismo e objetividade são os elementos que formam a pequena obra de Dhyan Shanasa. O pequeno refere-se ao número de páginas (207 ao todo) e não a qualidade do texto e ao bom enredo da história.

O Livro de Tunes (Editora Livro Novo) é uma obra de fantasia no melhor estilo dos grandes clássicos da fantasia como o Senhor dos Anéis. Porém, quando me refiro ao estilo, não estou relacionando o enredo, que nada tem de plágio da obra de Tolkien.

O Livro de Tunes conta basicamente a história de um menino chamado Tunes, que é levado e abandonado em um imenso castelo, o Galboriä das Mil Torres, que na verdade é mais do que uma simples construção, trata-se de um reino inteiro que atualmente está em ruinas. O enredo trata basicamente dos encontros e "aventuras" de Tunes dentro do Galboriä, onde ele conhece a bela Lalín Feä e enfrenta os Sólruz, uma espécie de espectros escuros servos da temida bruxa Patelle Arondarôn. Os eventos culminam em uma grande batalha épica envolvendo elfos, duendes, orcs, dragões, bruxas e os Senhores dos Ventos: os Val-atär.

O livro é escrito com um lirismo belíssimo, minuciosamente lapidado pela mente do exigente autor. O Livro de Tunes é claramente apenas a "ponta do iceberg" de todo um universo criado pelo autor, mas que neste livro apresenta-se como uma história firme e suficiente, com início, meio e fim.

O autor conseguiu a difícil tarefa de dosar as descrições e lirismos, sem que os mesmos tornassem a história pesada ou cansativa. O Livro de Tunes é quase como uma versão mais objetiva do Senhor dos Anéis, mas com a mesma escrita bela. A fixação por objetividade que o autor mostra através de conversas entre narrador-leitor, atrapalha muito pouco o desenrolar da história. Trata-se de um livro bonito e que flui facilmente, apesar da linguagem clássica com palavras robustas e pomposas.

Eu realmente confesso que fiquei muito surpreso com a qualidade da obra e até com gostinho de quero mais, ou seja, que o livro tivesse mais páginas. Contudo, talvez a força da obra esteja justamente em sua objetividade, como tanto preza o autor.

O Livro de Tunes é uma obra de "gente grande" e quebra um pouco esta tendência que o brasileiro têm de que fantasia é história de criança. Eu tenho lido muitas obras de autores nacionais e cada uma delas é sempre uma supresa. Por isso, atrevo-me a dizer que Dhyan Shanasa já está no próximo degrau de evolução da nossa literatura nacional fantástica e ele é a prova de que estamos chegando lá.

Não tinha como dar menos do que cinco estrelas e como um autor novato também bater aquela "inveja saudável", se é que ela existe (risos).

Fica registrado a minha recomendação e meus parabéns ao trabalho do autor que manipulou o clássico e o trouxe ao contemporâneo, sem ser chato e penoso. Ele é quase um mago (risos).


Quem quiser adquirir o livro com o autor(Não perca tempo,compre logo!) envie um e-mail para dhyan.shanasa@gmail.com. O valor é de 30,00 com o frete incluso. Tá esperando o quê?Leia logo O Livro de Tunes!
Galera,quando sair a continuação eu posto aqui,ok?

Para ver a página no Skoob aperte aqui


OBS: E o melhor é que ele foi lançado por um autor nacional!!!!Uhuhuhuh Viva aos autores brasileiros!Soube pelo autor que o livro já está sendo traduzido para o Inglês!Olha que legal!

Fiquem de olhos abertos galera,em breve,uma super entrevista com o
e um sorteio!!!!

3 comentários:

  1. Oii!

    Parabéns pelo dia do blogueiro(é hje)!
    Sucesso pra todos nós blogueiros *-*

    xoxo :*
    Vinha.

    ResponderExcluir
  2. OI, eu estou divulgando a campanha no meu blog ( http://outropoucodemim.blogspot.com ) não achei outro lugar para avisar, então coloquei aqui, tá? rsrs
    Ah, é tão legal ver autores brasileiros conseguindo publicar seus livros!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Vicky,já adicionei seu link,tá bom?Estou seguindo seu blog e comentei por lá!Espero que continue visitando o SM,rs
    Quando for comentar,pode deixar um recado na caixinha de mensagens ali em cima do lado direito,o CBOX,que eu respondo o mais rápido possível.

    Vinha: É meio atrasado mas sucesso aos blogueiros!!!!hehehe Parabéns!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!