sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Rick Riordan fala sobre As Crônicas de Kane,seu novo livro

Como o seu personagem Percy Jackson de O Ladrão de Raios, Rick Riordan é um semi-deus – pelo menos na visão dos leitores. Com o lançamento no próximo mês de Maio de sua nova série de fantasia para alunos do ensino fundamental, ele está escalado para virar um faraó também.

No livro The Kane Chronicles, Livro Um: The Red Pyramid, as crianças irão conhecer Carter Kane, 14 anos, e sua irmã, Sadie, 12 anos, descendentes de mágicos egípcios que lutaram contra os deuses antigos, libertados no presente (Cuidado para o caos dos Deuses).

“Nas minhas aulas, tinha apenas uma coisa que era mais popular que a Grécia Antiga, que era o Egito Antigo,” disse Riordan, que foi professor do ensino fundamental de Estudos Sociais e Inglês por 15 anos. “Isso era uma questão de escutar aos vários fãs, e vários jovens leitores.”

Para a editora Disney-Hyperion Books, que vendeu sete milhões de cópias dos títulos Percy Jackson e os Olimpianos desde 2005, The Kane Chronicles é um meio importante de atrair as crianças, regularmente, às livrarias. Afinal, a cada ano, sempre que cada novo título da série Percy Jackson era lançado, as vendas da serie – que o produtivo autor Rick Riordan sempre anunciou ser de cinco livros – estouravam. “Quando você tem uma série que é lançada regularmente, você cria uma expectativa,” disse Jonathan Yaged, editor americano do Grupo Disney Book. “Não há nada como um livro desse a cada ano. O mercado está ficando mais difícil, então quando há algo chamativo, crianças e vendedores são atraídos para isso.” Com séries, diferentemente de volumes únicos, ele disse, “você cria esse momento”.

Na série The Kane Chronicles, as crianças podem esperar uma boa dose de Abracadabra “Na minha pesquisa, eu me deparei com coisas fascinantes que a maioria das pessoas não sabem sobre mágica Egípcia e como isso surgiu,” disse Riordan. “Algumas das origens mais antigas da magia estão voltadas para o Egito. Os mágicos Egípcios são famosos no mundo antigo por serem absolutamente os melhores.”

Dessa vez, Riordan escolheu um menino e uma menina como personagens principais. Mesmo com um personagem principal masculino na série Percy Jackson, ele descobriu que ambos os gêneros liam suas histórias. “Os livros de Percy Jackson foram sempre rotulados como bons livros para garotos”, ele comentou. “[Mas] você vai a um dos meus eventos, é 50-50%.” De capítulo a capítulo, Carter e Sadie vão se revezar como narradores. Ao invés de recontar os eventos, cada um deles vai avançar um pouco na aventura. Assim como Percy Jackson, eles vão ser “narradores de primeira pessoa, super espertos”.

Diferentemente das crianças de O Ladrão de Raios, os irmãos Kane não serão metade deuses. “Não existem semi-deuses na mitologia Egípcia,” conta Riordan. “[Porém] a família Kane tem um longo histórico que remete aos tempos remotos dos Faraós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!