quarta-feira, 31 de março de 2010

10 dicas para ler mais livros

10 Dicas para você ler mais livros em 2010 e organizar suas leituras com os melhores.

1- O que você pretendia ler em 2010 no final de 2009?
Provavelmente em dezembro de 2009 você já estava programando algumas leituras para 2010. Seja aquele livro da faculdade que você ficou de ler, mas estava tão desorganizado que não teve jeito e ficou para traz ou ainda aquele livro sobre negócios que já estava previsto lançamento para fevereiro de 2010 e você só estava aguardando, Um super livro de ficção foi lançado do seu autor preferido e você vai colocá-lo na frente dos outros. Novos conceitos do Marketing foram lançados e os mais influentes do meio estão recomendando a leitura e você não pode ficar de fora, claro. Bom, o gênero e motivo não importa no momento e sim como organizar essa variedade tão impressionante.

Papel e Caneta, Word ou Excel você quem sabe trabalhe com o que você achar mais fácil. O importante aqui e ter tudo apontado, pois com aumento de coisas para fazer e o tempo que parece estar mais curto você pode até acabar esquecendo do que iria ler. Escreva todos os livros que você tem para ler já em mente e assim que você descobrir uma leitura nova trate de colocar na lista e ir priorizando o que não pode acontecer é você se perder. Acabou a leitura de um? Marque na sua tabela e passe para outro.


2- Varie nas leituras

Leia no máximo 3 livros de gêneros diferentes por dia e não passe disso. Por que 3 livros por dia? Para você poder variar, ou seja, 1 da Faculdade outro da sua pesquisa e um que você lê por prazer. Mantenha sempre assim, acabou aquela leitura de ficção que tanto gosta? Então substitua por outra e não acrescente um livro da faculdade no lugar.
Não perca o foco siga nas suas leituras e mantenha-se atualizado com as novidades que são muitas.
Intercalar leitura é bom, pois você não fica focado somente em algum determinado gênero o que pode se tornar cansativo. Por ex: Leia seu livro da faculdade pela manhã e o que lhe dá prazer à noite.


3- Dicas de Leitura

Não tem lugar melhor do que a internet para encontrar livros bons para ler. Visites sites que vendem livros online e pesquise seu gênero favorito. Você gosta de livros sobre empreendedorismo, auto-ajuda, psicologia, espiritismo? Procure blogs do gênero que com certeza terão diversas sugestões de leitura. As redes sociais também ajudam e muito. Converse com pessoas na Rede que você encontrará logo um bom livro para ler.


Muito cuidado com as opiniões. Sempre terá boas e péssimas opiniões sobre qualquer livro. As vezes você vai pegar um livro com excelente capa, sinopse e recomendações de pessoas influentes, mas o conteúdo será um lixo e não acrescentará nada a sua vida. Não exite! Feche o livro e passe para o próximo.

4- Leia onde estiver
Claro que isso depende da pessoa, mas a dica é válida. Aproveite o chamado tempo morto e leia na fila do banco, ônibus, no consultório médico, trabalho, trânsito e etc...
Tem pessoas que são muito dispersas e precisam do total silêncio para ler, mas outras mais concentradas aproveitam todo e qualquer lugar para ler. Mas não faça igual a esta motorista.

5- Sempre que possível "Leia" - Organize-se!
"Existem pessoas que querem estar em toda parte ao mesmo tempo, e eles não chegam a lugar algum." frase de ( Carl Sandburg ) É possível também que você queira ler todos livros e não leia nem um. Então tenha metas isso é fundamental.

6- Troque livros, visite sebos.
Seja pela web, com amigos, sebos, ou seja, não importa. O que importa aqui é o custo, pois tem livros que você nunca mais abrirá e não lhe será mais útil em nada. Então guardar por quê? Trocando você poderá pegar um que lhe será útil e aquele que você trocou útil a outra pessoa sem falar que economizará um bom dinheiro.
Já encontrei livros que foram lançados a 2, 3 meses com preço 60% mais barato.

7- Somente agora descobriu os benefícios da leitura?
Calma você não está sozinho existe uma grande possibilidade de você descobrir o prazer da leitura nos seus 30 e poucos anos e ficará que nem louco para recuperar o tempo perdido. Tenho certeza que você conta nos dedos o número de pessoas que descobriram os benefícios da leitura na escola. Você vai querer saber o que diz nos clássicos de William Shakespeare, vai querer ler sobre Machado de Assis e até Platão, mas talvez não entenda nada. Não se acanhe! O melhor já aconteceu você descobriu o Poder dos livros e o que eles podem fazer por você no dia-a-dia. O resto é prática e estudo e você aprenderá. Os livros falam sobre tudo, Sexo, Música, Guerra, Negócios, Moda, História, Filosofia, Religião, Cozinha, Esporte, Finanças... E você não gosta de ler por quê? Você não gosta de nada?
Impossível!

8- No Papel, no Celular, Notebook, iPad, Kindle, ÁudioBook.Hoje em dia o livro está em todo lugar e não mais apenas no papel. Hoje alguns lançamentos já vem em formato de papel e disponível em e-books ou audiobooks, O ser humano é feito de hábitos e você já pode incluir estas novidades tecnológicas na sua vida. Se você é daqueles que passa horas na estrada já pensou quantos livros você pode "ler, ouvir" nas suas viagens.

9- O livro é seu? Você quem manda!
Pode riscar, sublinhar, anotar a caneta, lápis. Tem gente que fala que não deve riscar, dobrar e um monte de coisa. Bobagem! Os livros vão agitar sua mente você se tornará mais criativo, crítico e inteligente. Terá muitas idéias enquanto estiver lendo, portanto, risque ali mesmo, pois sua memória vai traí-lo não tenha dúvida e você não vai lembrar depois. Tenha livros para agregar valor a sua vida e para a vida das pessoas. Deixe que eles sirvam de enfeite somente nas livrarias.

10- Passou na frente da Livraria? Entre!
Dê uma olhada geral, converse com o vendedor da loja, mesmo que este não saiba nada sobre livros. Pergunte quando está chegando novos lançamentos. Visite o setor de sua preferência converse com outros curiosos que estejam por ali. Você pode descobrir novas dicas e dar as suas dicas também inclusive fazer novas amizades ou quem sabe encontrar o amor da sua vida, já pensou? Você não precisa dedicar a tarde para fazer isso em apenas 5 minutos você é capaz de fazê-lo.

CRÉDITOS PARA LIVRO É TUDO

Um comentário:

  1. Gostei das dicas, embora algumas não sejam precisas. Eu sempre uso o Skoob para me organizar. Leio de vez em quando em momentos de tédio insurpotável, como em intervalos do curso de ingles, ou nuam conversa de familia sobre BBB xD.

    Eu não gosto de fazer nada com o livro. Quanto mais preserva-lo melhor, assim dá pra trocar depois. O livro é seu filho e não seu brinquedo, cuide-o e não o estrague.

    Nunca entrei numa livaria de grande porte. Aivraria decente mais proxima do lugar onde moro fica a 20 km de distancia, e como não sou de sair de casa, compro pela internet mesmo.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!