segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Agatha Cristhe

Agatha May Clarissa Miller nasceu em 15 de Setembro de 1890, e é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime.Os seus livros venderam mais de um bilhão de cópias em inglês, além de outro bilhão em línguas estrangeiras. Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia, e mais que Shakespeare. Ela é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de 'Mary Westmacott. Agatha foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.

Casou-se pela primeira vez em 1914, com o Coronel Archibald Christie, piloto do Corpo Real de Aviadores. O casal teve uma filha, Rosalind, e divorciou-se em 1928.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Agatha trabalhou em um hospital e em uma farmácia, funções que influenciaram seu trabalho: muitos dos assassinatos em seus livros foram cometidos com o uso de veneno.
Em 1930, casou-se com o arqueólogo Sir Max Mallowan. Mallowan era 14 anos mais jovem que a escritora, e suas viagens juntos contribuíram com material para vários de seus romances situados no Oriente Médio. O casamento duraria até a morte da escritora.
Em 1971 ela recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico.
Agatha Christie morreu em 12 de janeiro de 1976, aos 85 anos de idade, de causas naturais, em sua residência - Winterbrook, em Wallingford, Oxfordshire. Ela está enterrada no Cemitério da Paróquia de St. Mary, em Cholsey, Oxon.
A única filha da autora, Rosalind Hicks, morreu em 28 de outubro de 2004, também com 85 anos, de causas naturais. Os direitos sobre sua obra pertencem agora a seu neto, Mathew Prichard.

Detetive Poirot:
De nacionalidade belga (embora muitos o julguem francês), Poirot é uma personagem extremamente extravagante.É muito pouco modesto, podendo por vezes, "obrigar" o seu amigo Hastings a explicar às pessoas quem é, de uma maneira muito extravagante. Usa bigode e tem sempre uma aparência elegante e impecável com um grande charme. O seu nome é deliberadamente absurdo, pois Hercule relembra o herói Hércules da mitologia grega, porém o detetive é um homem pequeno. O sobrenome Poirot tem origem em poireau , que em francês significa alho-porro ou verruga . O personagem apareceu pela primeira vez em 1920, no romance "O misterioso caso de Styles" (The mysterious affair of Styles).
Poirot é um grande fã da ordem e do método, daí estar sempre impecavelmente vestido. Chega, em certos momentos, a ser rabugento. Costuma dizer ao seu amigo Hastings que: "o seu crime de sonho seria realizado com método e ordem..." e acredita que "se houvesse um criminoso assim, seria impossível, incluindo o próprio Hercule Poirot, descobrir o verdadeiro culpado".
Ao contrário dos outros grandes detetives da Scotland Yard, Poirot diz que pode resolver um crime estando "apenas sentado na sua poltrona". Ele compara os seus colegas a "cães de caça humanos", pois eles usam as pequenas pistas no chão, as pegadas e as impressões digitais como método de trabalho; enquanto que Poirot usa, como único meio, a psicologia humana e o que ele chama de "massa cinzenta". Não é um detetive de ação, mas meramente dedutivo.
Poirot diz que a mente humana não tem nenhuma originalidade, pois quando um criminoso comete um crime, o seu método psicológico é sempre o mesmo.

Alguns livros de Agatha Cristhe:
--> O caso dos dez negrinhos
--> A mansão Hollow
--> O Misterioso Caso de Styles
--> O Assassinato de Roger Ackroyd
--> Cai o Pano
( Onde o famoso detetive encerra sua carreira. Último livro de Agatha Cristhe)-->Controvérsia
Não deu pra colocar TODOS os livros dela nesse post,até porque são mais de oitenta,mas aqui pude citar a história dessa maravilhosa escritora e mostrar um pouco de suas obras pra vocês.

Aqui vai um ótima notícia publicada na Folha Online:
No ano em que se comemoram 120 anos do nascimento da escritora britânica Agatha Christie, a editora L&PM prepara uma grande surpresa para os fãs da "Rainha do Crime": foram adquiridos os direitos de publicação de 35 romances da autora.
A primeira obra será "Sócios no Crime", o segundo livro que tem como protagonista a dupla Tommy e Tuppence, um casal de ex-detetives que tenta levar uma vida normal. O sossego deles acaba, no entanto, quando o chefe do Serviço de Inteligência Britânica entra em contato propondo-lhes que reativem a agência de detetives internacional.

Prestando uma homenagem a grandes nomes da literatura policial, a dupla resolve seus casos utilizando técnicas de detetives célebres, como Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle o padre Brown, de Chesterton, e Hercule Poirot, da própria Agatha Christie.


OBS: Caso queira sinopses,esclarecimentos ou saber mais sobre ela e seus livros,contate-me: leonardolvx@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!