domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sherlock Holmes

Como primeiro post, trago um assunto que muito me interessa, que é INVETISGAÇÃO. Quero agradecer por fazer parte desde blog sobre um assunto que muito me atrai, livros, especialmente SAGAS, já que, quando a história é boa, um livro é muito pouco, mas vamos ao que interessa...


Depois de alguns anos "esquecido", - nunca esquecido de verdade, pois Holmes é o "Pai" dos Detetives - 'Sir' Sherlock Holmes volta com tudo no filme 'Hollywoodiano' dedicado aos livros de Sir Arthur Conan Doyle que foram desenvolvidos pela visão do Dr. Watson.


A série intitulada "Cânone Sherlockiano", conta a vida e 'aventuras' de Holmes, na Inglaterra. Residente de um apartamento no 221B na Baker Street (Londres - Inglaterra) que é compartilhado com um médico, que recém voltara do Afeganistão, Dr. John H. Watson, que se tornou seu biógrafo, Holmes marcou sua época, e é lembrado até hoje, com seu jeito excêntrico de resolver os casos com ciência, dedução e lógica.

"Sherlock Holmes descreve-se como um "detetive consultor", o que significa que as pessoas vêm-lhe pedir conselhos sobre os seus problemas, ao invés de se dirigir a elas. Doyle conta-nos que Holmes é capaz de resolver os problemas a ele propostos sem sair do seu apartamento, apesar de este não ser o caso em diversas de suas mais interessantes histórias, que requerem a sua presença in situ. A sua especialidade é resolver enigmas singulares, que deixam a polícia desnorteada, usando a sua extrema faculdade de observação e dedução.

Holmes demonstra, ao longo das suas histórias, uma capacidade de dedução e um senso de observação impressionantes, ajudados por uma cultura geral extensa e variada (ele é capaz de identificar a marca de um tabaco somente pelo seu cheiro e pela cor de suas cinzas). Químico e físico, adora fumar cachimbo e usa frequentemente a cocaína para estimular as suas faculdades intelectuais ou matar o tédio entre um problema e outro (a cocaína só se tornará uma substância proibida em 1930), além de tocar esporadicamente violino. Quando envolvido com algum problema, pode passar noites sem dormir ou comer, o que inquieta o seu amigo Watson. Mestre na arte do disfarce, maneja com habilidade a espada e daria, segundo Watson, um bom pugilista.

Outra de suas marcas registradas, a frase: "Elementar, meu caro Watson", foi criada no teatro, com muitas outras particularidades, como o cachimbo curvo do detetive. Muito embora alguns aleguem que se trate de uma das primeiras falas do personagem em seu romance de estréia Um Estudo em Vermelho (1887) [página 29, Martin Claret, 2001], ela não se encontra no original nem em outras traduções do texto. No resto de toda a obra, a frase não torna a acontecer, aí sim tendo sido popularizada pelas adaptações das aventuras. "

Além de resolver seus casos de uma forma cada vez mais excitânte, a história mostra detalhes que enquanto você lê, parecem ser insignificantes, mais que podem se tornar o desfecho para a resolução do "caso".


"Após os seus estudos, o jovem Sherlock Holmes instala-se como detetive em Londres.

O seu grande inimigo, também dotado de extraordinárias faculdades intelectuais, é o professor Moriarty. Em 4 de maio de 1911, após uma luta feroz, Holmes e Moriarty desaparecem nas cataratas de Reichenbach, perto de Meiringen, na Suíça (The Adventure of the Final Problem). Os protestos dos leitores foram tantos e de tal forma violentos, que Doyle foi obrigado a ressuscitar seu herói após esse verdadeiro assassinato. Holmes acaba reaparecendo como detetive na scotland yard "The Adventure of the Empty House", com a engenhosa explicação que somente Moriarty havia caído, e como Holmes tinha outros perigosos inimigos, ele havia simulado sua morte para poder investigá-los melhor.

Esse período de 1911 a 1913, compreendido entre a "morte" e a "ressureição" do detetive, é conhecido pelos sherlockianos como o grande hiato (The Great Hiatus). Curiosamente, "O caso da Vila Glicínia" (The Adventure of Wisteria Lodge) é datado pelo Dr. Watson como ocorrido no ano de 1912.

Holmes finalmente aposenta-se em Sussex por volta de 1939, onde cria abelhas.

Segundo Baring-Gould, Sherlock Holmes morre em 1957, aos 69 anos, assassinado dentro de seu apartamento na 221b em Londres.  "


A série é dividida por 4 livros e 5 contos, são eles:


Um estudo em vermelho - (A Study in Scarlet) - romance publicado em 1887.
O signo dos quatro - (The Sign of the Four) - romance publicado em 1890.
O Cão dos Baskervilles - (The Hound of the Baskervilles) - romance publicado em 1902.
O vale do terror - (The Valley of Fear) - romance publicado em 1915.

As Aventuras de Sherlock Holmes - (The Adventures of Sherlock Holmes) - série de 12 contos publicada em 1892.
Memórias de Sherlock Holmes - (The Memoirs of Sherlock Holmes) - série de 11 contos publicada em 1894.
O Retorno de Sherlock Holmes - (The Return of Sherlock Holmes) - série de 13 contos publicada em 1905.
Os Casos de Sherlock Holmes - (The Case-Book of Sherlock Holmes) - série de 12 contos publicada em 1927.
O último adeus de Sherlock Holmes - (His Last Bow) - série de 8 contos publicada em 1996.

Em ordem cronológica, são distríbuídos em livros e contos intercalados:
Um estudo em vermelho, O signo dos quatro, As Aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock Holmes, O Cão dos Baskervilles, O Retorno de Sherlock Holmes, O vale do terror, Os Casos de Sherlock Holmes, O último adeus de Sherlock Holmes. No Brasil, os livros são editados pela Editora Melhoramentos.

São histórias fascinantes, que marcaram décadas e nos intertem até hoje, não necessariamente a própria história de Holmes, mas a base do seu estilo 'excêntrico'. Muitas séries televisivas foram inspiradas em seu jeito arrogante e certeiro de resolver casos de um cunho quase impossível, como CSI, Monk e outros. Na literatura muitos escritores também se inspiraram em Holmes para escrever suas histórias, como por exemplo, a queridíssima Agatha Christie com o Hercule Poirot, outro grande detetive que trarei em outro post.

Não deu pra falar TUDO sobre esse excelente detetive, nesse post, até por que não dá pra resumir uma série completa em um post, mas você pode adquirir os livros numa série especial de 5 livros comentada e interpretada pelo Conan Doyle, da Editora Zahar, aqui.

A editora Novo Século, está publicando novos contos, porém da Irmã mais nova de Holes, Enola Holmes, que será no estilo de Holmes, basta saber se será tão bom quanto.

Fonte: Wikipédia - Novo Século


PS.: Se você tem vontade de saber sobre alguma série, em especial, me twitta. ^^

2 comentários:

  1. Confesso que estou com um pé atrás com esse filme, não gosto quando mudam caracteristicas dos personagens, parece que andaram mexendo na personalidade deles, mas só assistindo mesmo para saber, kkkk.
    Adoro o Holmes e não foi uma das minhas leituras quando jovem, li há uns 05 anos atrás somente e até estou relendo o primeiro caso que o Watson aparece, que é o Um estudo em vermelho.
    Essa coleção do Submarino está na minha lista de desejos faz tempo, kkkk !Maravilhosa !
    Beijos !

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber onde é que eu encaixo "O Xangô de Baker Street" (sei que não é do Conan Doyle, mas do Jô Soares) dentro da cronologia/linha do tempo de Sherlock Holmes. Só sei que a história do Xangô se passa em 1886.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!