domingo, 24 de janeiro de 2010

O Triunfo de Sharpe

Batalha de Assaye, Setembro de 1803.
Quatro anos após derrubar o impiedoso sutão de Tipu, o sargento Richard Sharpe é convocado para uma missão ainda mais arriscada: capturar o major William Dood, traidor do exército britânico.

Em troca de fortunas e terras, o desertor se junta as forças mercenárias da Confederação Mahrartta, determinado a expulsar os britânicos do território indiano. William só não contava com Sir Arthur Wellesley - o futuro duque de Wellington - à frente das fileiras e com o sargento Sharpe ainda mais habilidoso com o mosquete e a espada.

Para derrotar os inimigos, o exército britânico se envolve na violenta batalha de :Assaye, que entrou para a história dos conflitos bélicos por seu caráter assimétrico: 5 mil soldados britânicos medindo forças com 50 mil guerreiros indianos.

Segundo Bernard Cornwell, "Assaye não é a mais famosa das batalhas de Arthur Wellesley, mas era uma das quais ele mais se orgulhava. Certamente porque estava em desvantagem, tanto em número de soldados quanto em poderio bélico, e enfrentou o inimigo com rapidez, violência e brilhantismo".

O Triunfo de Sharpe é uma empolgante história de traição e vingança, que mais uma vez confirma Bernard Cornwell como mestre das aventuras militares somadas à riqueza de detalhes históricos.

Só colocarei os primeiros cinco livros da Saga as Aventuras de Sharpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Sagas Marcantes!Espero que curta o blog e viaje no mundo das Sagas literárias!